Dr. Alderson responde: Queloides 02

O que é exatamente a queloide?

Queloide é uma doença da produção do colágeno específica de cada pessoa, isto é, independente do cirurgião, do fio ou dos cuidados durante a cirurgia o queloide pode aparecer. É uma cicatriz elevada, endurecida, marrom, as vezes dolorosa outras vezes pruriginosa (causa coceira). Em geral ultrapassa os limites da incisão em todos as direções como uma “couve flor” (para cima, para os lados, para as extremidades) difere da cicatriz hipertrófica que só cresce para cima.

O tratamento não é específico e não há um consenso, pode-se tratar com à base de compreensão, uso de corticóides (pomadas, fitas adesivas, injeção) e até Betaterapia (radiação superficial que penetra a pele só 4 mm no máximo) ou associar os tratamentos e mesmo após uma ano o queloide pode voltar (recidivar) neste caso mais raro temos que fazer a cirurgia e a Radioterapia.

Uma maneira de “enganar o queloide é fazer a cirurgia e deixar as bordas do queloide para evitar a formação de novo queloide, assim o organismo não identifica a que foi submetido a cirurgia e não há estimulo no local evitando o aparecimento de novo queloide.

Porém, mesmo com os tratamentos, a quelóide pode voltar com uma porcentagem grande. “Em pacientes potencialmente problemáticos (negros, orientais e indivíduos que já apresentam cicatrizes patológicas), evitamos deixar as bordas das incisões sob tensão e algumas vezes já indicamos Betaterapia a partir do dia seguinte à cirurgia. Podemos ainda prescrever pomadas a base de corticoide, antes da cicatriz engrossar, comenta o especialista.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s